Na realidade atual do mundo
midiático a Web 2.0 é a ferramenta que faz a interação do homem com a máquina.
Essa interação é a ponte entre o real e o virtual, o lógico natural com o
lógico matemático, é a matéria humana brincando com a máquina. Nessa
brincadeira a capacidade de modificar o que nos é apresentado se tornou real e
hoje com esse recurso disponibilizado pela Web 2.0, a segunda geração da
internet, a real mudança nos recursos midiáticos já é possível.
![]() |
Fonte: blog.professoralex.com |
Tomemos como exemplo o Blog, um
verdadeiro diário on-line, possibilitando publicar textos, imagens das mais
diversas, áudio, vídeos, publicada pelas mais variadas formas possíveis. Para
mantermos neste exemplo, podemos citar enfaticamente a atividade proposta por
um professor a seus alunos em participarem de um blog que interagem com link, hiperlinks,
contribuindo com o aprendizado de cada um.
![]() |
Fonte. www.portalodm.com.br |
Ainda pode-se citar as vídeo
aulas publicadas por alunos e ou professores no site youtube que também interage
com os mais diversos vídeos (de toda a qualidade) no ensino aprendizado de
nossos jovens,
![]() |
Fonte: www.pauladsantos.wordpress.com |
Ainda contribuído com tudo isso
podemos enumerar outros sites de larga aceitação no mundo on line, tais como: www.voki.com, www.frappr.com,
http://www.seututorial.com, http://docs.google.com, a própria enciclopédia http://wikipedia.org, que na mais é um livro
aberto para postagem e modificações pelo usuário. Não existe exemplo melhor
para destacar o uso destas ferramenta, a web 2.0 , na educação. A www.wikispaces.com, ferramenta que possui
uma plataforma wiki, possibilitando a construção de textos on line
colaborativos. Podemos aqui estar enumerando muitas possibilidades do uso
educacional da Web 2.0, mas basta saber dosar este espaço midiático para
podermos estar presente em todas as aulas, seja no computador, nos tablets,
celulares e ou similares tecnológicos para conectar estar com o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário